terça-feira, 10 de março de 2015

Bolo de fubá (o preferido do meu sogro)


Quase que toda semana tem um bolo ou bolinho aqui em casa, pode ser brownie, bolo de chocolate, bolinhos de baunilha... e que a minha princesa adora um bolo simples, ela não e muito fã de bolos melados, cremes (kkkk, para minha tristeza puxou o pai, eu sou viciada em molhos, cremes, mel, entre outros, e quanto mais gordo seja um bolo mais eu gosto), então acabo me inclinando pelo que ela mais gosta!!!! Coisa de mãe!!!

Na Venezuela não temos o costume (até onde eu me lembro) de fazer bolo com a farinha do milho, o mais comum e comer o bolo de milho feito com o grão raspado diretamente da espiga, ou com milho de lata. A farinha (branca e pré-cozida) é usada na elaboração da famosa arepa, e esta tem a sua versão sobremesa, a famosa arepa doce que e feita com açúcar, melado de cana e erva doce, e que a gente frita em altas temperaturas, só posso falar uma coisa: fica uma delicia!!! Bom, mas concluindo a idéia, eu só comi bolo de fubá pela primeira vez aqui no Brasil, e gostei muito!!!

Fiz um monte de bolos de fubá, porque quando gosto de alguma coisa, faço, faço, e faço ate achar uma receita que eu goste e que realmente de certo, alguns ficaram solados, duros, outros sem gosto (eu me dava um desconto, kkkk ao final era uma venezuelana-italiana tentando fazer um bolo tipicamente brasileiro), mas no ano passado achei uma receita que estou adorando e por enquanto não troco (a receita e da revista "bolos caseiros"), ela sempre da certo, fica gostoso, nem seco nem úmido, e cozinha em 30 minutinhos.

Mas preciso deixar claro que o MAIS IMPORTANTE deste bolo é, que encanta e muito, a um membro importante da minha família, o meu sogro, quem vira e mexe pergunta pelo bolo de fubá, na verdade, eu acho que ele adoraaaaa! e como eu gosto muito dele, eu tento fazer bem seguido.

Ingredientes:

3 ovos
1 1/4 xícaras de açúcar
1 xícara de óleo
1 xícara de farinha de trigo
1 ½ xícara de fubá
1 colher de sopa de fermento em pó
1 xícara de leite quente
1 colher de sopa de erva doce
Opcional: raspa de limão (isso e coisa da avó do meu marido)

Preparação:

Coloque em uma tigela os ovos, o óleo, o açúcar, o fubá e o leite quente, bata com uma batedeira. Na hora que fique homogêneo, adicione a farinha de trigo e o fermento e bata de novo. Junte a erva doce e as raspas de limão (opcional). Despeje esta mistura em uma forma untada, e asse no forno pré-aquecido a uma temperatura de 180 graus. por 30 minutos (sempre recomendo fazer o teste do palito para conferir se o bolo esta pronto porque as vezes o tempo de cozimento vai depender de cada forno. No meu caso da justinho os 30 minutos se o forno estiver bem pré-aquecido).

Tomara gostem e adocem o coração de alguém querido... confesso que quando o faço estou pensando em quem mais gosta, neste caso no meu sogro!!!

Besos de esta amiga!!! Hasta la próxima!!!



  Bolo (torta) de fubá (el favorito de mi suegro)

Casi toda semana hay una torta, ponqué o ponquecito aquí en mi casa, puede ser un brownie, una torta de chocolate o ponquecitos de vainilla... es que mi princesa adora un ponqué simple, ella no es muy fanática de comidas mojadas o llenas de crema (jajaja, para mi tristeza salio al papa, yo soy loca por salsas, cremas, miel, entre otros, y mientras mas  grosera sea una torta mas me gusta), entonces acabo inclinándome por aquellas cosas que a ella mas le gustan!!!! Cosa de mama!!!

En Venezuela no existe la costumbre (hasta donde yo se) de hacer tortas con harina de maíz, lo mas común es comer torta de maíz (jojoto) hecha con éste desgranado directamente de la espiga, o con maíz en lata. La harina (blanca y pre-cocida) es usada para la elaboración de nuestra famosa arepa, e esta tiene su versión postre, la famosa arepita dulce que es hecha con azúcar, papelón y semillas de anís dulce, y que son fritas en altas temperaturas, puedo hablarles una cosa: es una verdadera delicia!!! Bueno, para concluir la idea, la verdad es que yo solo comí ponqué de fubá por primera vez aquí en Brasil, y me gusto mucho!!!

Hice montones de ponqués de fubá (maíz), porque cuando me gusta alguna cosa, la hago, hago, y hago hasta dar con una receta que me guste y que realmente acierte, pero unos me quedaron duros, otros como pudín, y algunos hasta sin sabor (pero, pobre de mi, jajaja al final era una venezolana-italiana intentando hacer un ponqué tradicional brasilero), pero el ano pasado encontré una receta que estoy amando y por ahora no la cambio, siempre queda bien, sabroso, ni seco ni muy húmedo, y tarda solo 30 minutitos para salir del horno.

Pero necesito dejar claro que lo MAS IMPORTANTE de este ponqué es que es el favorito de un miembro importante de mi familia, mi suegro, quien cada cierto tiempo pregunta por él, y la verdad yo estoy segurísima que de que le encanta! Y como a mi me gusta mucho mi suegro, intento hacerlo bien seguido!!!

Ingredientes:

3 huevos
1 1/4 tazas de azúcar
1 taza de aceite vegetal
1 taza de harina de trigo
1 ½ tazas de fubá (harina de maíz)
1 cucharada de sopa de polvo de hornear
1 taza de leche caliente
1 cucharada de sopa de anís dulce
Opcional: raspas de limón (eso es cosa de la abuelita de mi esposo)

Preparación:

Coloque en un bol grande los huevos, el aceite, el azúcar, el fubá (harina de maíz) y la leche caliente, bata con ayuda de una batidora. Cuando la mezcla este homogénea, adicione la harina de trigo y el polvo de hornear y bata de nuevo. Junte el anís dulce y las raspas de la corteza de un limón (opcional). Ponga esa mezcla en una bandeja previamente untada dentro del horno precalentado a una temperatura no mayor de 180  grados C. y hornee por 30 minutos (siempre recomiendo hacer la prueba del palito para verificar si el ponqué o torta esta listo porque a veces el tiempo de horneado dependerá de cada horno en particular. En mi caso son justos 30 minutos si el horno esta bien precalentado).

Espero les guste y endulcen el corazón de un ser querido… debo confesar que lo preparo siempre pensando en quien mas lo aprecia, en este caso mi suegro!!!

Beijos!!!





5 comentários:

Josy disse...

Olá Elisa, saudades do seu cantinho, mas a minha vida ta uma correria com gente doente em casa tudo fica mais difícil. Andei vendo quantas delicias vc já preparou, entre elas esse lindo bolo. Adoro bolo de fubá, é um dos meus preferidos. Ficou bem lindo e fofo. Beijinhos

Anônimo disse...

ola..gostaria de saber se vc montaria uma mesa tema forzen, data 16/4. obrigada. meu email drarosana@bol.com.br

Sandra Peres disse...

Também passei por uma saga até encontrar a receita de bolo de fubá perfeita, e parece que é a mesma que a sua. Meu filhote que faz aniversário em junho, sempre me pede mesa de festa junina e esse bolo tem que estar presente. Há pouco tempo descobri uma receita com farinha de milho flocada, que é feita no liquidificador e fica uma delicia também.
Adorei conhecer seu cantinho, no sábado vamos ter muitas receitas pra trocar.
Beijão

Lia e Vi disse...

Amooo bolo de fubá...mas não faço tanto, deve ser porque não tinha "a" receita.
Vou testar essa sua. Porque está com uma cara maravilhosa !!

Estou fazendo um intensivão e conhecendo os blogueiros do encontro !!! Assim não fico tímida, srrrsrs

Bjus 1000 e até sábado

Ana Paula disse...

Olá!! Estou visitando todos os blogs do encontro de amanhã! Não vejo a hora de conhecer e rever todo mundo!
Beijos!!!