segunda-feira, 13 de junho de 2016

Panquecas de Milho Verde (cachapas)


E já chegamos rapidinho na metade do ano, e aqui no Brasil a chegada de junho também significa  o inicio das “festas juninas”, ou das comemorações em homenagem a Santo Antonio, São João e São Pedro. Se trata de festas no estilo caipira, cheias de danças de quadrilhas, fogueiras, balões e muitas bandeirinhas de papel, e como o mês de junho é época da colheita de milho a maioria dos quitutes deste tipo de celebrações leva esse delicioso ingrediente. Então, festa junina e garantia de que você irá comer pamonha, curau, canjica, cuscuz, entre alguns outros pratos tradicionais desta data.

Na Venezuela não me lembro de ter este tipo de festividades. No Estado Lara se comemora uma festa em homenagem a Santo Antonio, mas o foco mesmo são as danças típicas ao som de tambores, violão e maracás (ritmos latinos).

Como o Coletivo Gastronômico deste mês é festa junina, quis fazer um prato muito tradicional do meu pais e que leva como ingrediente principal, o milho! Eu a conheço como “cachapa”, e lá é um dos pratos estrela da gastronomia venezuelana. Consiste em uma panqueca rústica, feita com milho verde e que deve ser servida quente com os mais diversos ingredientes, queijo, presunto, peito de peru, ou simplesmente sozinha com um pouquinho de manteiga.

Ingredientes (para 3 panquecas medias):

300 gr. de milho verde (fresco ou de lata)
1 1/2 colher de chá de açúcar
¼ de xícara de leite
¼ de colher de chá de sal
1 ovo
15 gr. de manteiga sem sal
1 colher de farinha de trigo
1 colher de farinha de fubá
Queijo mussarela ou queijo minas ao gosto para recheio

Preparo:

Coloque os grãos de milho (muito bem escorridos se for de lata) numa vasilha media. Incorpore o resto dos ingredientes na vasilha. Com ajuda da batedeira misture todos os ingredientes até obter uma massa de textura rústica (meio grossa).

Cubra a vasilha com papel filme e leve para a geladeira por aproximadamente 1 hora. Após esse tempo, retire da geladeira. Aqueça uma frigideira untada com um pouquinho de manteiga. Uma vez quente, e com ajuda de uma concha ou colher grande espalhe uma quantidade da massa no centro da frigideira até obter uma panqueca de 1 cm de altura.



Cozinhe em fogo médio por uns minutos dos dois lados. Vamos virar elas quando fiquem douradas por baixo, e encima tenham consistência (recomendo que sejam feitas de um tamanho médio, já que resulta mais fácil virar elas na frigideira devido a sua textura macia). Retiramos da frigideira e comemos  quentinhas com um pouco de manteiga e queijo ralado ou em fatias.

Buen provecho y felices Festas Juninas!!! 


 
 
E se você quer ver todas as receitas do Coletivo Gastronômico – Festa Junina, acompanhe nos links das minhas queridas colegas:


Cozinha da Gertudes – Queijadinha de Casquinha
Na Cozinha da Carina – Sagu de Vinho
Azeitonas Temperadas – Canjica Nordestina salgada com linguica
Pimenta na Cozinha –Bolo de Farinha de Milho Biju com queijo e salame fresco
Gastronomia & + - Pamonha Salgada recheada de Carne do Sol

Nenhum comentário: