terça-feira, 13 de setembro de 2016

Frozen de frutas (kiwi, morango e manga) com cachaça


Frozen de frutas (kiwi, morango e manga) com cachaça

“Já nos tempos coloniais, a produção de cachaça era uma importante atividade econômica no Brasil, levando a redução do consumo da bagaceira importada de Portugal. Preocupados com o sucesso da aguardente, os portugueses, através de uma Carta Real de 13 de setembro de 1649, proibiram a fabricação e a venda da cachaça em todo o território brasileiro.

Os proprietários de cana-de-açúcar e alambiques, indignados com as constantes cobranças de impostos aos longo dos anos e perseguidos por vender a bebida, se revoltaram no dia 13 de setembro de 1661 e tomaram o poder no Rio de Janeiro por cinco meses resultando em um dos primeiros movimentos de insurreição nacional, a Revolta da Cachaça.

Com o poder restituído, o movimento é repreendido com violência e o seu líder, Jerônimo Barbalho Bezerra, é enforcado e decapitado, tendo sua cabeça pendurada no pelourinho da cidade, como exemplo à população fluminense.

Hoje, todo dia 13 de setembro se comemora o “Dia Nacional da Cachaça” como uma forma de relembrarmos os tempos do Brasil colonial, quando a cachaça era símbolo de resistência contra a dominação portuguesa.

A data foi aprovada em outubro de 2010 pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados como resultado do projeto de lei do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC)”. http://www.mapadacachaca.com.br/artigos/dia-internacional-da-cachaca/


Para comemorar um dia tão importante, o Coletivo Gastronômico se reuniu para trazer deliciosas receitas de drinks preparados com cachaça, aguardente, pinga, bico, branquinha ou como você preferir chamar a esta bebida típica brasileira.

Ingredientes (para 2 taças) :

1 kiwi fresco descascado e cortado em pedaços
1 manga descascada e cortada em pedaços
1 xícara de morangos frescos, limpos e cortados em pedacinhos
1 xícara de gelo
1 xícara de água
1 xícara de açúcar
2 limões
1 limão siciliano
Cachaça ao gosto

Preparação:

Para o xarope de açúcar:
Coloque o açúcar em uma panela pequena com água e leve lentamente a ebulição, mexendo continuamente ate dissolver o açúcar. Ferva sem mexer por aproximadamente 2 minutos. Refrigere por 12 horas. 

Para a mistura de limão:
Corte os limões e o limão siciliano pela metade. Esprema em um recipiente. Adicione xarope de açúcar reservado ao gosto. Reserve na geladeira.

Para as misturas de frutas:
Bata cada fruta por separado no liquidificador (o kiwi, manga e morangos) com gelo ou água e parte do xarope de açúcar.

Coloque os sucos de frutas e o suco de limão em vasilhas apropriadas para fazer cubos de gelo (sempre por separado), e leve ao freezer até gelar.



Montagem do frozen:

Uma vez que todos os sucos virem pedrinhas de gelo, e a hora de preparar nossa bebida.
Separe 2 taças de Martini ou margarita bem geladas. Bata separadamente os cubinhos de frutas no liquidificador na opção de triturar gelo, misturando com alguns cubos de gelo comum e cachaça ao gosto.


Recolha com ajuda de uma colher pequena as pedrinhas do frozen de fruta, e vai colocando dentro das taças na ordem que preferir. Eu coloquei primeiro o frozen de manga, depois o de morango e por ultimo o de kiwi misturado com o de limão

Decore com frutas ao gosto. Eu escolhi um raminho pequeno de hortelã (adoro o cheiro) e três fatias de manga.



E em nosso Coletivo Gastronômico: Dia Nacional da Cachaça, participam:

Gastronomia & + Rabo de Galo
Azeitonas Temperadas Doce Cachaca
Menu Criativo Shot Safari
Arte Na Cozinha Purple Grape Drink